Sobre Jerez e os problemas

Ninguém é obrigado a concordar, óbvio, mas na modesta opinião deste blogueiro os grandes beneficiados com os testes coletivos em Jerez foram: Ferrari e - pode rir ai se quiser - Red Bull.
Será o "bonitinho ordinário"? Acho que não.

Estes testes sevem para três coisas apenas e são elas:
A) Apresentar o carro à imprensa e ao público. Eventualmente aos patrocinadores.
B) Ver se funciona.  Se o carro liga, se o carro anda. Se não se desmancha no meio de uma volta, se não se solta nada e finalmente.
C) Ver se há algum tipo de defeito, avaria ou inconformidade que possa ser sanado a tempo de alinhar bem na primeira corrida do campeonato.
Red Bull e Ferrari fizeram as três coisas.

Não?
Bom... Os testes são feitos quase dois meses antes da primeira corrida, sendo assim, é muito difícil imaginar que Ferrari e – principalmente – a Red Bull cheguem à Austrália da mesma forma que saíram de Jerez.
A Ferrari, claro, em menor escala, já que seus problemas foram aparentemente menos sérios que os da equipe austríaca.
Muito bonito, só falta a pintura definitiva.
Logo, aos que pregam que o ano da Red Bull já está comprometido é recomendável prudência e cautela.
Os problemas com as unidades de motores Renault não poderiam ter aparecido em melhor hora: quando não vale absolutamente nada!
Dá tempo de corrigir os defeitos e se houver perdas no inicio da temporada à vera, serão menores.
Há também aqueles que pregam que o problema é maior pelo retrospecto da Renault com o motor turbo.
Bem... As tecnologias agora são outras, impossível comparar com a primeira era turbo.

Já os times que não tiveram problemas agora e ainda fizeram bonito (para o público, patrocinadores etc.) se vierem a ter problemas, qualquer um, terão pouquíssimo tempo (o intervalo entre uma corrida e outra no inicio da temporada é de quinze dias) para tentar resolver de forma satisfatória e ai o caldo pode entornar...

Enfim... Numa panorâmica restrita aos dois times que tiveram problemas, ouso dizer que a Red Bull tem mais chances de resolver os seus e fazer um campeonato de igual para igual com qualquer um.
Ganhar ou perder será consequência do trabalho e mesmo que perca, não significa que não é mais time grande ou de ponta.
A menos, claro, que tenha um ano como o da McLata em 2013.
A depender do ângulo, os carros ficam aceitáveis 
Mas e a Ferrari? Não crê neles?
Mais ou menos... Com o retrospecto do time quando dirigidos por italianos é complicado.
Ou já esqueceram que os carcamanos levaram apenas três rodas para um pit stop, deixaram um macaco em baixo de um de seus carros antes de uma largada (hahahahahahahahahaha) problemas com mangueiras que não saiam do bocal de combustível... E por ai vai.

Comentários

Por enquanto estamos no campo das suposições e mais nada...
Vander Romanini disse…
Concordo em parte, pois se as equipes que tiveram menos problrmas(motores Mercedes 1313), tem mais tempo de corrigir outras partes dos carros, não??
Rubs disse…
Sim, sim sim. É como se Usian Bolt caísse de cara na largada e ficasse em último. O corredor que mais teria a ganhar seria ele e, como se trata de Usian Bolt, podíamos esperar uma vitória espetacular, não? A Ferrari tem o maior orçamento da F1. Disparado. E dinheiro é poder, não? Esses Elfos da Mercedes são muito organizados, mas não podem acompanhar a Ferrari.
Sim, claro. O Brasil é o país que vai sair mais fortalecido da crise dos emergentes, pois seus fundamentos são bons e suas contas são as mais deterioradas.
Concordo com tudo o que vc disse.
Abs.
José Coutinho disse…
Desta vez meu caro, você deve ter pensado como torcedor dos carros-bebidas do touro vermelho. De verdade não consigo imaginar um cenário em que mercedes e cia (as que foram bem no showroom) vão relaxar só por conta de um boa impressão do público geral. Mas se você disser que isso equilibra as coisas eu até concordo, pois justamente as que tem maior poder de recuperação largaram atrás.
Ron Groo disse…
Mas Rubs, apesar de parecer, Janbón não é mortadela.
Rubs disse…
Tá bom, eu fui longe.
Mas, como eu disse, os Elfos da Mercedes não poderão competir com a montanha de dinheiro dos anões da Ferrari, guardada por Samaug Montezemolo. Ainda mais agora, que Tio Bernie anda espinafrando os alemães. O que será que ele tem contra alemães?
Se vc tiver razão e Justin Vettel ganhar de Alônsio, ficarei feliz.
Abs.
Anselmo Coyote disse…
"Enfim (...) ouso dizer que a Red Bull tem mais chances de resolver os seus e fazer um campeonato de igual para igual com qualquer um."
Well... depende. O que é fazer uma temporada de igual para igual? Esqueça. Para fazer um temporada "de igual para igual..." a Red Bull tem de ter um carro muuuuuito melhor do que as outras. Por outro lado, para quem vem fazendo carros 3s mais rápidos do que os outros, fazer um "muuuuuito melhor" vai ser moleza. Em suma, teremos mais do mesmo. Infelizmente.
Abs.
Marcelonso disse…
Groo,

Muita agua ainda passará por baixo dessa ponte...no entanto, a meu ver a Mercedes tem tudo para fazer uma belissíma temporada...

abs