F1 2016: Malásia vem aí

Nunca tive problemas em gostar da corrida na Malásia.
Um circuito moderno, largo, rápido e que tem as intempéries do clima sempre muito presentes. Quando está quente, está quente para caramba e quando chove...
Em 2009 o pé d´agua foi tão intenso que a prova teve apenas trinta e uma voltas, ficando praticamente impossível correr após a chuva que inundou algumas partes da pista por conta da falta de iluminação natural.
A prova foi mudada de posição no calendário, deixando de ser na primeira parte do calendário (geralmente a segunda ou terceira prova do ano) para a parte final do calendário exatamente para fugir das chuvas torrenciais que assolam a região no mês de abril.

O traçado é bem interessante: duas longas retas paralelas iniciam e terminam a volta.
Entre elas, curvas de alta, curvas de baixa e muito espaço para ultrapassagens.
O asfalto abrasivo e as altas temperaturas judiam e desgastam pneus e freios.

Algumas curiosidades sobre a etapa:
Entre os vencedores da corrida, que é disputada desde 1999, estão alguns dos vencedores mais sem graça de toda a categoria;
São eles: Eddie Irvine (Ferrari) em 1999; Ralf Schumacher (Williams/BMW) em 2002; Giancarlo Fisichella (Renault) em 2006 e Jenson Button com uma Brawn em 2009.

O país que mais venceu as corridas malaias foram a Alemanha com oito vitórias (Michael (2000,2001), Ralf (2002) e Vettel (2010, 2011,2913, 2915) seguido pelo Reino Unido com três (Irvine, Butts e Hamilton em 2014) e Finlândia e Espanha com duas vitórias cada, sempre com Kimi Raikkonen (2003, 2008) e Fernando Alonso (2005, 2012).

A melhor posição de largada de um brasileiro foi de Felipe Massa em 2007, porém chegou na quinta colocação na corrida.
A melhor posição de chegada pertence a Rubens Barrichello com um segundo lugar em 2001. Lugar onde, aliás, havia largado.

A Finlândia tem outro número importante nos GP´s da Malásia: é o país que tem mais pilotos que consumiram  Magnum com coca cola na história desta corrida com Kimi Raikkonen em 2009.
A gente lembra de cada besteira...

Comentários

Anônimo disse…
Eddie Irvine, ao contrário de Bundens Barrobelo e Zacarias Lentinho - o aposentado -, tem toda a minha consideração. Vettelino ganhou até em 2913 ! O verdadeiro viajante do tempo ! Essa história de viajante do tempo, no You Tube, morro de rir ! E tem gente, muita gente, que acredita ! É só ir nos cocomentários de lá. Zacarias teve a melhor... Mas é sempre assim. Diga que irá largar em 1º, digo que chegará em 5º para cima. Se ganhar o GP do Brasil, tranquilo sei, já temos cãopeão, todos estão de sacanagi só representando ou alguma flamenguice foi feita a favor do riloto. Barrobello segundão ! Falando dele, estava eu na Linha Vermelha, desviando de rajadas e granadas, quando um sujeito, no outro carro - ótimo carro ! Mercedoca V8 - me perguntou para onde ficava o parque Olímpico ! ' ... rapaz, não estou sentindo clima olímpico algum na cidade...','... Bundes, ocê está atrasado mais uma vez... Baixaí, mané ! Passou perto, mermãozinho. É blindado ? Sobe o vidro...'.
Magnun ! Lembra a abertura do seriado ? Gostava do helicóptero. O mais rápido, naqueles tempos... Tinha uma gata, muito formosa, 'se afogando'. E uma Ferrada legal ! 308 GTB ! Ual !
Coca Cola ! Não bebo faz séculos ! A última, lembro-me bem, numa viagem dessas viagens, bebi com Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena. Perdeu a cabeça por mim... Tadinha.
Ando me kimivodkiano muito. Sabidumakoisa, senhor Groo ? Vou descer e beber uma.


HA !


M.C.


M.C.
Marcelonso disse…
Groo,

Curto as corridas na Malasia, principalmente quando chove. Essa vou assistir!

Aquela cena no Kimi é impagável!


abs