F1 2017 - Os que estão de volta

Além da F1, obviamente, mais coisas voltaram este fim de semana na Austrália.
Uma delas foi a alegria e a simpatia de Vettel.
Quem não se lembra que em 2016 o rapaz, que enquanto ganhava suas corridas e enfileirava títulos mundiais era todo sorrisos e quando começou a tomar pau do companheiro de equipe (Ricciardo) e depois ser engolido (por Kimi em 2016) ficou num azedume de dar inveja em limão.
Reclamava de retardatários, de pilotos que mesmo disputando posição não lhe davam mole, das bandeiras azuis, das amarelas, das regras de track limit, da brita, dos pneus, das estratégias de equipe e até da agua gelada no padock...
Foi só voltar a ser competitivo e vencer uma corrida – com propriedade – sobre Lewis e sua Mercedes e pronto: nem reclamações pela dificuldade absurda de se ultrapassar uma fila de retardatários na parte final da corrida, quando defendia sua posição (ma non tropo) teve.
E ao sair do carro ainda cumprimentou efusivamente os mecânicos, o público e até os adversários.
Vitória é mesmo o elixir da felicidade.

Outra volta que foi bacana é a dos pneus traseiros largões...
É esteticamente fantástico!
Os carros ficaram brutais, invocados... Mas algo deu meio que errado.
Os pneus são quase eternos, gastam pouquíssimo e se não fosse a obrigatoriedade de ao menos uma troca era bem possível que alguém conseguisse chegar ao fim da prova com o mesmo pneu da largada.
Também voltaram as dificuldades enormes em se conseguir uma ultrapassagem.
Até mesmo sobre retardatários a dificuldade aparecia.
Talvez seja um problema mais grava na Austrália, talvez não... A pressão aerodinâmica e a turbulência gerada sobre o carro de trás realmente atrapalha e não houve aproximação suficiente (em momento algum, em briga alguma) para que a solução do DRS fizesse efeito como nos anos anteriores e facilitasse os passões.

E com a dificuldade e rareamento das ultrapassagens voltaram também os chatos que querem ficar comparando F1 com tosquices como Indy, Nascar e outras...
Curiosamente são os mesmos que adoram dizer que gostam de corridas de endurance que não tem ultrapassagem valendo posição de verdade em quase vinte e duas horas de corrida...

Ah! E a volta principal (ou a volta do que não foi...) foi de Felipe Massa que mesmo estando motivado para caramba e confiante na evolução que o carro da Williams já teve e terá, voltou a seu lugar cativo e terminou a prova em sexto lugar.
Se continuar assim, melhor trocar o nome da posição.
Primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto, Massa (independente de quem ocupar), sétimo, oitavo e assim por diante...

Comentários

MárioSalustiano disse…
resumiu muito bem todas as nuances da prova e os penduricalhos que a rodeiam, gostei do batismo da sexta posição..rsrs
Anônimo disse…
Direto do túnel de vento... EU ! Estou num projeto para a construção de um túnel de vento de papelão. Todos poderão comprar um túnel de vento prá chamar de seu. O seu dindin passará a ser chamado de meu.
. Começou. Alegria e simpatia do Vettelino ? Só uma voz, da razão, de um novo engenheiro chefe da Ferrada - tá que nem técnico do Flu, não dura muito no comando - que disse esperar o GP de Ching Ling Ling prá ver se é verdade. Achei que, aos poucos, no começo do GP Canguru, GH-3 estava se mandando... aos poucos.
Tutá falano de 2016 ? Sorrisão Ricci chegou na frente de Vettelino no campeonato mas era ex desde 2015. De onde cê tirou que o Vodka deu pau no Vettelino, senhor Groo ? Mas continuava allegro ! E allegro. Rápido e alegre. Pô, até me cumprimentou, rapidamente. Cumprimentou até o Totó Lobinho.... Num viu não ? Ouvi um 'obrigado'.
. Como disse certa vez, o Brian Johnson ! Traseirões largos... Sex !
. Pô, isso é ótimo. Novas estratégias confundindo a cabeça da rapaziada. O circuito não ajudou. Então troquem, Chin Ling Ling para primeira prova, depois, AdelaidÊ ! Minha loira australiana ! Não, é em Albert Park !
Então... AlbertiparquÊ ! Seu traveco paraguaio ! Circuintinho safado !
. Tosquices. Não dá para comparar. Indy é Indy, a corrida está chatinha desde 2001. NASCAR é NASCAR. Se foi prá mim, comparo espetáculo. Não é sentar e comer um cachorro quente com salsicha çadia ou perdidão. Ver boa corrida é na TV mas tem que passar emoção, como ? Público. Têm que estar lotadas as arquibas prá tú se animar na poltrona ! Ora, equação difícil, não? Lá, nas arquibas, cê vê 15 voltas e dá vontade de dar umas voltinhas e retornar depois se não encontrar uma gostosa da Redibú vendendo latinhas. 'Uma fotinho, dá ? Dá prá mim...'. Lá tem festa, nos EUA. Acho que em muitos autódromos do Tilke já têm isso. Óbvio, nos 'sagrados', tipo Monza, bumbum sentado do início ao fim da corrida ou um árabe te dá uma sapatada ! Respeito. Como em Indianapolis. Caramba... 4 horas sentado. às vezes, mais. Não dá. Americano sabe fazer isso e agora F1 é americana ! Espetáculo para toda a família ! Já, em Interchatos...
. KKKKKKKKK ! Foi piada ? A do Zaca ! Fala, foi piada, vai ! Não estou mais acostumado com humor inglês. Fino. Eu fui pesquisar a posição Zacarias, a posição certa, e tive uma surpresa. Cês prestem atenção ! QUEM CHEGOU UM PONTO à FRENTE DO ZACARIAS ANO PASSADO ? 2016 ! Eu não tô acreditando até agora.... FERNANDO ALONSO ! Eu mudaria para 'Zona Zacarias'.'ZZ'. Ano passado, ele chegou em sexto uma única vez. A posição correta, o número Zacarias seria o nove ! 4 vezes. 2015, a posição Zacarias realmente era a sexta. Realmente, melhorou. A Zona Zacarias, utilizando os dois últimos anos, vai do 4º ao 11°lugares. Bem, melhorando, porque ele é o primei... tô com medo de escrever isso, vai que o Stroll sacaneie o Gagálvão. Porque o Zacarias é o primei... rô riloto da Ruimlliams !
Zona Zacarias = 5° ao 9° para este ano e que seja o último dele rilotando.


M.C.L.

Manu disse…
Está certo. Vettel menos ranzinza e vencendo faz os haters espumarem pelo canto da boca agora, com motivos hehehe...

Eu gostei dos pneus tbm, mas de fato, mas tbm acho que as paradas parecem desnecessárias. Mas, pensamos que se não tem ultrapassagens, ao menos as estratégias de boxes precisaram valer a pena.

Gostei do batismo do sexto lugar... xD

Abs!


Marcelonso disse…
Groo,

Vou esperar mais umas duas ou três corridas para ter uma noção mais clara do atual estágio da F1. Se for como vimos na Austrália, o campeonato não será nada bom!

abs