F1 2017 - Singapura: De noite, todos os carros são red (e ficam de fora)

Singapura por si só já é um desafio.
O calor (menor por se a noite, mas nem tanto) e a duração quase no limite desgasta carros e principalmente os pilotos.

Como esperado, a Ferrari fez uma boa classificação e ficou com a pole.
Vettel teria a seu lado a Red Bull de Verstappen e logo atrás Ricciardo, para só então ter Raikkonen.
A largada que já prometia teve um tempero a mais algo que nunca tinha sido visto numa corrida noturna: chuva.
E assim que largaram ela fez a diferença.
Verstappen largou bem e ameaçava Vettel quando um Raikkonen ultra agressivo passou pelos dois.
Com um movimento sutil (para mim automático na defesa da posição) se tocam os pneus dianteiro da Red Bull no traseiro da Ferrari e começa o strike que leva embora, além dos dois, Alonso (que até conseguiu seguir) e Vettel, que mais a frente rodou por conta das avarias e perdeu o bico. Para além, também abandonou e por pouco (não faremos juízo) quase leva Hamilton.

Hamilton, aliás, que foi o grande beneficiado com tudo isto.
Largando da quinta posição em uma pista que claramente lhe traria problemas na tábua de pontuação, assumiu a ponta e quando, na quinta volta, a bandeira verde foi mostrada, só tinha como adversário a Red Bull de Daniel Ricciardo.
Pelo campeonato, contra ele na pista e em condições de batê-lo àquela altura, ninguém.

E assim seguiu, mesmo com outra entrada do safety cara, Hamilton manteve a ponta à frente de Ricciardo sem (aparente esforço).
Para efeitos de campeonato, a corrida em Singapura pode ter colocado tudo nos trilhos do tetra para Hamilton, mas corrida de automóveis nunca podem ser postas no saco comum da previsibilidade. Apesar dela existir e se fazer sentir muitas vezes.

Enquanto isto, lá atrás, Massa fazia uma de duas piores corridas na carreira.
Durante um tempo foi o único com pneus para chuva extrema enquanto todos usavam intermediários.
Quando finalmente colocou os faixa verde, a coisa não melhorou.
Massa nunca foi um grande piloto em piso molhado, não há como cobrar nada dele a esta altura da carreira. O penúltimo lugar ao fim da prova mostra bem.
Sem equipamento decente ainda mais, é melhor que se (re)aposente da categoria e vá ser feliz em outra categoria qualquer.
Talento não lhe falta.

A pista só começou a ficar seca por volta do giro 28, os times começaram a apostar nos pneus de pista seca e sem a obrigatoriedade de usar os dois compostos disponíveis, tiveram a liberdade de escolha entre os ultra macios (rosa) e super macios (vermelhos).
Ricciardo foi aos boxes antes de Hamilton e só pode esperar como o inglês se daria na sua parada para tentar ocupar a ponta.
Como não houve problemas, Lewis seguiu na ponta e ambos usavam os pneus de faixa rosa.
Como havia a possibilidade real da corrida não ir até as sessenta e uma voltas e acabar no limite das duas horas, a pergunta era sobre a durabilidade dos pneus.
Só que o imprevisível, ou previsível já que o protagonista da coisa foi Ericsson, o SC voltou à pista na volta 38.
Sozinho, o motorista da Sauber se perdeu, rodou e ficou atravessado na pista.
Ricciardo teria ali sua chance de atacar Hamilton pela vitória.
Não atacou.
Naquele momento, a direção de prova já trabalhava com tempo limite e não mais com as voltas restantes.

Em menos de uma volta e meia, Hamilton já tinha aberto quatro segundos para Ricciardo.
Daí em diante, foi só administrar.
Agora, pela configuração das pistas que vêm adiante, dificilmente Hamilton perde o título, mas enquanto há queijo, tem pastel.
O funil nunca foi tão apertado.

Comentários

Anônimo disse…
BOA TARDE !
. Tralalalá ! Quem se lembra dos gibis da Disney quando o Pato Donald ou Tio Patinhas estavam felizes na rua a cantar ? HA !
. Gosto de Verstappadinho. Fez um trabalho preciso, milimétrico, diria. Tirar duas Ferraris, de uma vez só, é coisa para especialista. Uma guinada à direita, depois, uma guinadazinha quase imperceptível à esquerda( sempre, à esquerda...) no volante e uma tremenda cagada vermelha ! Adorei. Vamos ao texto do senhor Groo.
. É verdade. Acho até que o senhor Groo economizou nas palavras. GH-3 foi muito, muito, muito beneficiado. É, tudo pode acontecer. Faltam seis corridas, não ? Foi na Malásia que Hamilton se deu mal no ano passado mas contra o companheiro de equipe. Armação ilimitada. O motor 'quebrou'. Agora, contra o Vettelino, sei não, mas tudo pode acontecer. Só acho que dois pilotos são feras o bastante em largadas, Daniel Riccardo eeee, adivinhem, eeee ? Ele mesmo, Hamilton. Com uma Mercedoca, largar bem já vale um pódio. Pode até ficar pressionando o Vettelino em 2º, na próxima corrida, só pro o alemão ficar 'nervosinho' e perder o controle. Faria isso na próxima corrida mesmo. Mas a coisa é manipulável. Eu sei.
Zacarias ? Eu morro de rir com o repórter de pista da Red Gloob e, ah, resumindo, com todos da emissora defendendo o indefensável. É segundão, o pai do Lança não quer Alonso( não vai mesmo, agora a McLaren andará, terá motor, RENAULT ! Tchau, honda), não quer Kubica, quer o Zacarias... E o chato da Gloob não entendendo o Zaca de pneus de chuva enquanto o outro de pneus intermediários. Rarará ! E sendo o primeiro a trocar por ultramacios, uma cobaia lenta. Que vergonha. Pior. Vergonha prá gente ! Deus queira saia da F1 ano que vem.
É. Tá lento não falta pro riloto. Estoque KKKKKKars ?
. Riccardão Sorriso, atacou ? Não atacou porque não dava. Simples assim. Tentar deve ter tentado mas Hamilton acelerava mais em resposta. Acho até que GH-3 joga umas mentiras dizendo que o pneu estava agarrando em algo só caindo na dele os narradores bobocas como o Ruiz Loberto. Logo depois da mentirinha, dá-lhe de volta mais rápida.
. Tá tranquilo. GH-3 sai tranquilão. Malásia, volto a repetir, se não cravar a pole, sai em segundo, dá um calor no Vettelino que este, sim, está pressionado e pode vacilar. Mas são profissionais e o framengo das pistas pode sentir.
. Olha o Meninu, ui ! Olha o Meninu, ui, ui, ui... será penalizado com um descanso de uma corrida ? Sei lá, para se acalmar, passear com o amigo Justin Bieber, tomar umas coca-colas e comer uns hambúrgueres. Pichar uns muros em Amsterdã....
Verstappadinho é rápido, muito rápido. Levou duas Ferraris com ele desta vez....
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk !

HAMILTON !


M.C.
Rubs disse…
Ver o Vettel beber o seu veneno de Barbie não tem preço. Espremeu o moleque achando que ele fosse pé de breque. Não foi.
Kimi está comprado ou vendido, tanto faz.
Massarico já pode ser segundo piloto em qualquer equipe da Indy ou da F-E: talento de segundo piloto não lhe falta. Pode ser segundo piloto do grande Barrica na Stock. A saída da Williams já está sacramentada. O substituto está entre Kubica, Button e Palmer.
2018 vai ser interessante. Duas equipes com excelentes chassis e excelentes pilotos com o mesmo motor: Red Bull e McLaren. E a Red Bull patrocinada pela Aston Martin. Aston Martin Red Bull racing com motor Renault. Esquisito, isso. A partir de 2019, pode passar para o Honda ou desenvolver um projeto Cosworth-Ilmor com a marca Aston-Martin. Também acho esquisito, mas a volta da Cosworth seria bacana, mesmo que com outro nome.
Amiltinho não teve somente sorte, não. Sua frieza e perícia para escapar de toda a confusão e ainda administrar a corrida foi magistral.
Deixo aqui a minha maldição brasileira: Vettel não terá outro ano para ser campeão. Como renovou o contrato com a Ferrari, provavelmente terá destino semelhante ao de Alonso. Essa corrida pode ter decretado a aposentadoria de Vettel.
E depois dizem que o mundo não é trágico.
Anônimo disse…
Fiquei chateado... Não haverá punição. Se GH-3 estivesse metido no enrosco, hein ?
'Coisas de corrida', disseram os stewards da máFIA.
https://www.youtube.com/watch?v=Pi-qitmfvlI
. E o Alonso ? Tomou mas é espertinho, não ? Por pouco não se safa.
. É. 60% culpa de Verstappadinho. 29% de Vettelino. 11% para Kimi Vodka.
E explico. Pela indecisão do rapaz, é o maior culpado. Por ter vacilado um pouquinho na arrancada, do zero a 200, fica seu Vettelino com 29%. Cortou o holandês ? Ué, é estrada, rua, algo do tipo ? Uma avenida ! Sim. É um circuito de rua ! Onde estava o guarda de trânsito ?
11% pro coitado do Vodka que fez tudo corretinho mas por ainda não ter colocado na cabeça que, à frente, ia um tapado. Um tapadinho.
Se botarem a culpa no garoto, 'o menino é bom demais',' um novo Senna', a coisa iria pro brejo holandês, pior que a seleção que não ganha uma Copa do Mundo( torço por eles !) sequer e o menino teria que meter o dedo em um dam qualquer para voltar a ser reconhecido.
Tá de bom tamanho.
. Rubs, gostei da informação dos motores. Será que pode ter uma equipa com o motor Gurgel-Bugatti com a Volkswagem administrando ? Sei lá, quem sabe, né ? Falarei com o Fittirato !
HA !
Só assim poderemos colocar um pindoramense no grid no ano que vem. Um jovem !
Fittipaldi, Piquet e Senna.
Ano que vem, da nossa terra, ninguém.
Triste. Muito triste.


M.C.

Anselmo Coyote disse…
Kkkkk... o cara larga rente ao muro porque viu uma avenida à frente e acelera SEM mudar a trajetória. Alguém bate nele pir trás e ele que serviu de mula para outro piloto a temporada inteira é chamado de agressivo.
O outro, a prima dona, rainha do chororô, aquele que não tem talento para ganhar sem ajuda, sentindo-se inseguro dá uma guinada de 45 graus à esquerda para espremer o rival é o bonzinho.
É uma piada.
Agora, para refletir:
Por que raios a rainha do chororô está caladinha na miúda querendo que esse assunto morra embora entubada com uma naba de 28 cm, opssss, 28 pontos?
FUI.
Anônimo disse…
E se fosse essa a tática da Ferrari? Kimi fazendo de tudo para passar Verstappen e ficar em segundo comboiando Vettel e segurando todo mundo. Creio que faltou combinar com o holandês. Com as Red Bull voltando a andar bem a naba tende a aumentar.

Ricardo.
Manu disse…
Não tenho nada a acrescentar, texto completo. O resto é emoções e isso, vai de cada um.
Só queria saber porque é que as coisas desastrosas não acontecem na Mercedes. Santo bom?

Abs!
Anônimo disse…
Pelo teor dos comentários, estoy sentindo uma defesinha tímida, de quem só olha e não vê e só preciso mostrar isto aqui, óh.
Red Bull. Pilotos: 162 X 68( aliás, coladinho com Pererex Mex).
Esperemos pela Malásia. Aaaah, teremos algo, 90% de chance de uma tapadice !
Mas por quê razão está sempre envolvido nas lambanças formulaúnicas ?
Vettelino, culpado ? Nã nani nã não. É jiu jitsu veloz. Ataco e defendo rapidamente. Antes da curva cotovelística, ponho meu oponente no asfalto, no caso o Olha o Meninu ui ! Olha o meninu, ui, ui, ui. Que se assustou, coitadinho.
. O Ricardo está certo. Era tática ferradista.
Depois deste momento histórico que presenciamos, o holandês tem menos uma equipe para ir.
E no Museu da Ferrari... Triiiiiiimmmmm ! Triiiiiiiimmmm !
." Me, eh ? Mà como ? D'Angelo ! Il tuo pigro ! Và e rispondi ! Il telefono d'Il Commendatore sta squillando. Qualcuno ha acceso il dispositivo?
.'Sì ...'
.'Chi parla ? Sarò rapido perché la chiamata del paradiso è costosa !
10000 padre nostro ! Non voglio Verstappadinho in Scuderia ! Lo ripeto !
Non voglio Verstappadinho na Scuderia '!!! "
. Sujô. O último que Il Drake botou para correr de Caramello era um piloto fenomenal que cagô e andô prá Ferrada...
Este aí... Ui !


M.C.
Marcelonso disse…
Groo,

Não dá pra culpar ninguém pelo strike, coisa de automobilismo. O caminho ficou aberto para Hamilton, mas como você disse, só acaba quando termina!

abs