Futuro do Brasil na F1: Vale a pena sonhar em chegar lá?

Pela primeira vez desde que Emerson Fitipaldi estreou na F1, o Brasil vai ficar sem um piloto que o represente no grid.
Pode-se falar que a “culpa” é da falta de categorias de base no país, que há um desinteresse geral pelo automobilismo de competição e outras mil coisas.
Sim! E estas mil coisas podem e devem estar certas.
Automobilismo é um esporte caro e extremamente injusto sobretudo a F1: melhores pilotos dificilmente, raramente, quase nunca vão ganhar dos melhores carros.
E melhores carros nem sempre vão ter os melhores pilotos ao volante.
Ainda assim vencerão provas e campeonatos, porque é assim que é e mais: isto explica Button, Rosberg (pai e filho), Damon Hill, Jaques Villeneuve, Scheckter e Alan Jones com títulos mundiais na F1.

O caminho para o piloto até a F1 é difícil (e caro).
E se for brasileiro a percorrer este caminho, vai ser muito mais difícil (e muito mais caro).
Sair dos karts (que já é caro), passar por competições nacionais sem grande visibilidade de público, (e caras), sem retorno financeiro. Só investimento.
Se não tiver um “paitrocinio” como tinha Senna (que tinha talento, não apedrejem) tem de correr atrás de patrocínio real e aí começa o suplício.
Para empresas privadas investir em algo que alcança apenas um público restrito aos autódromos e que não tem espaço na mídia é considerado (não sem razão) jogar dinheiro fora.
Se não for bem relacionado, fica difícil. Para não dizer impossível.
Só sendo um ‘lance Stroll” da vida...
Assim, conseguir assento nas categorias que podem dar acesso à F1, como os campeonatos de monopostos ingleses ou as fórmulas com chancela da FIA (F3, F2 e algumas outras) se torna quase inalcançável.
Outra forma é fazer parte dos programas de formação de pilotos como os da Ferrari ou da Red Bull.
Nestes, ou se tem bastante talento ou um “quem indica” com muito prestigio.

Mas digamos que o piloto consiga passar por tudo isto e andar bem, não ser um assombro como Charles Leclerc, mas disputar dignamente as categorias de entrada e se colocar em evidencia o suficiente para que um time da F1 o veja e se interesse.
Muito dificilmente será uma equipe de ponta e quase certeza, será um destes times fecha grid onde o cara vai ter que ralar muito, aparecer pouco (e trazer grana, não esqueça) e ainda correr o risco de virar piada para os “torcedores de padaria” para quem a F1 boa era “no tempo do Senna”.
Vale a pena?
Para ajudar a responder, pense no próprio Leclerc citado acima: Dominou a F2 de forma avassaladora, faz parte da academia da Ferrari, salvo engano, mas vai dirigir para a Sauber em 2018 e se não ocorrer um milagre com a equipe, vai amargar as últimas posições e acabar assim tendo mais chances de sucumbir do que de dominar o mundo.
Se pode ser difícil para ele, imagina para os próximos brasileiros...

Comentários

Anônimo disse…
Bom dia !
Vou direto ao assunto já que estou uma fera com o administrador deste blog !
. Bem feito ! Bem feito ! país esquerdo-populista tem piloto na F1 ? Somente rilotos, então, é bom ficar sem rilotos mesmo.
. Não. Sempre houve interesse por automóveis, corridas neste país varonil( cuidado com as feminazis. O significado é outro, suas manés !). É histórico. Até Cuba teve as suas corridinhas mas quando o desgoverno esquerdista começa com as suas engenharias sociais e a grana vai embora, os esportes fazem parte da estratégia de gelar a cabeça do povão. Adivinha quais os esportes mais atacados e difamados por esta gente 'boa' que só pensa num futuro 'melhor' para nós ? Golfe... Tênis... Vela... Motonáutica... Motociclismo... tô chegando lá... Surf... eeee... eeee... automobilismo esportivo ! Tudo de elite ! E contem, nestas engenharias sociais, o cálculo preciso no emburrecimento, na idiotização e a queda de renda da população principalmente a tar da burguesia mais conhecida como classe média e média alta ! Ou seja, não dá nem prá comprar um autorama pro fio imagine um kart e bancar o moleque no famoso 'paitrocínio' ! Agora é tudo Pénabola ! Daí o perigo de um GH-4 pros esquerdóides debilóides delirantes ! Se bem que para o Karnal, o infernal Leandrinho, a direita é delirante também...
. Caro. Muito caro. Mas não se vive só de F1 o automobilismo esportivo. Veja o Zacarias, O Lentinho, um mané - e rico - está indo para Formula É( só prá rimar e como carioca pronuncia. 'Ê' é coisa de paulista), ou seja, a coisa continua se eles, rilotos, quiserem. Só a passagem pela F1 ajuda os caras em outras categorias. Tem que ser uma besta quadrada das boas - ou morrer - para não ganhar dindin no automobilismo esportivo. E se for uma besta simpática e desinibida, pelo menos, palestras dará. Até diretor técnico de alguma equipe virará. Pode ser da Estoque KKKaKá ! O pai do Verstappadinho tá tirando um dindin... Peraí, Itaboraí ! Destes aí que citou, aduziu, fico com dois zés manés: DáoButtão, o cantor do ColdPlay e Queijo, o Keijo.
. Aí chegamos num ponto mostrado acima. O problema não é Governo apoiar( longe disso, Vade Retro Lulabrás ! Capeta Novidedus !) e, sim, não se intrometer com engenharias sociais maléficas e maquiavélicas encima da população ! E nada de lavagem cerebral demonizando certos esportes ! Nem precisa de lei Roubanet pros esportes. É diminuir a carga tributária de 40%, 2/5 dos infernos( teve gente que foi esquartejada por lutar contra 1/5 dos infernos... quem diria... somos uma boiada mesmo ).
Os autódromos lotavam ! Vá aos anos 1950, 1960, 1970 ! Vai lá, no You tube. Interlagos ! No Rio mesmo ! Vejo corridas na Barra da Tijuca !
Rio Grande do Sul... Carreteras !
http://1.bp.blogspot.com/-E7MqGpqy3Aw/VWJN7gpeYQI/AAAAAAAAtzs/MKEwAYijP7Y/s640/Foto%2B2.jpg
Pouca gente ?
https://puntataco.files.wordpress.com/2010/03/ford-120.jpg
Divisão 3 ! E aí ? Não era melhor que Estoque kkkkkkkkkkkkkkars ?
O Ministériririo do Moleque Chatto adverte: fumar mata.
Preciso mais ? F-3 enchia Jacarepaguá ! Estória molequechatteana.
'Cadê o Piquet ? Cadê o Piquet ?',' Moleque, não enche o saco ! Piquet tá Europa !' Mas que Moleque Chatto...
https://www.youtube.com/watch?v=UYTrMntKr6s
1976. F-VW. Alfredo Guaraná Menezes ! Levou uma do Piquet... Em Interlagos e não Interchatos. E digo mais. Com 22,5% do PIB indo para o Leviatã estatal em carga tributável( 12% é inimaginável nos dias de hoje mas na época de Fittipaldi e Piquet era isso mesmo ! Senna, um pouco mais, na faixa dos 20%. Dinheiro no bolso do povo ! E da classe média...) dá prá paitrocínio porque o poder aquisitivo voltaria e assim bancar e uma boa notícia ! As coisas, karts e outras, 'de base', andam mais baratas mas temos que voltar com uma tradição quase esquecida e isso demora muito. Muito mesmo. Da Argentinha, lembro -me de Nestor Fúrlan, o Gaby. Reutemann ? Tutádissacanaji comigu ? Só voltaremos em 2100 para F1 se seguirmos o exemplo argentinho.
Continuarei, se permitirem...
Anônimo disse…
'continuando-lo-ei '!, Maicou T Mer.

. F-VW até chegar a F-Renault( acho que tem ainda. Tem ?). Era ligação que tínhamos com as Fórmulas europeias ( inglesa, francesa, alemã, italiana e até espanhola. E os japas ! Mas a inglesa é que manda e a principal as outras 'nutrem' a inglesa). O que a FIA gosta de ver é prosperar o automobilismo no país ! Ponto ! Aqui, estamos remando para trás. Imagina a FIA saber que o autódromo de Jacarepaguá é agora um complexo populista, quer dizer, olímpico. Bacana ? E nada de novo autódromo ! Na cidade brasileira mais conhecida no mundo, o país com 3 grandes pilotos, um deles um deus da velocidade ! Estamos próximos a perder a corrida ! Sim, a corrida ! Bolsonaro nos salvará ? Votem em Tiro Gomes, Marina Selva dos Bagres Livres, no Lulladrão e veremos a resposta... Nem corrida de carrinho de rolimã teremos !
. Pilotos em equipes de ponta brasileiros... Como ? Com esta mentalidade esquerdista nos negócios ? Só se ressuscitarmos o espírito 'esportivo' de um Chavez, enchendo o bolso de um Maldanado de dinheiro da PeDeMeSA, quer dizer, da PeidoBras( empresa bem honesta, sabemos...) e matando o povo de fome.
ESTADO, FORA ! Assim prefiro ser um norueguês, um sueco... Povo com grana mas sem taça de Copa do Mundo, sem piloto campeão. Dinheiro para pilotos, jogadores de futebol, artistas... DA INICIATIVA PRIVADA ! Cabô a mamata. Rattopaldi, devolva o meu dindin ! Seu netin num tá dando certo !
Que academia Ferrari o quê ! Não voa. Aterriza. Aterrizou ? Bom.
. Reconstrução do automobilismo esportivo brasileiro. Aliás, de todos os esportes de elite. O 'povo' irá desde que não tenha gente de esquerda a comandar o país. Por quê ? Porque são contra a burguesia, portanto, contra o turismo e entretenimento e o povo gosta de coisa bem feita. Diversão, sim ! Diversão prá mim mas que o pessoal se arrisque e fique rico arriscando.
O lucro é meu e o prejuízo nós socializamos( Lei Roubanet), não ! Automobilismo, como todos os esportes, até esgrima ! 'vamos, hoje à noite, ver uma esgriminha, gata( xi... as feminazis)?',' Aqueles homens, com aquelas máscaras, com aqueles espadões ?',' Floretes, sabres... tá, espadas... Espadão cê verá depois do jantar...', 'O quê ?',' Depois sairemos para jantar num restaurante de frutos do mar e pedirei um espadão. Peixe-espada... Já provou um ? Um espadão...',' Sim, cla..., não, nunca, quer dizer, peixe, comi, mas espadão ?','Peixe-espada, vulgarmente chamado espadão. Muitas dizem ser delicioso... o meu espadão do restaurante favorito é ótimo !',' Hã ? Topo... tem espinha ?'.
Sim, tudo, de ELITE, precisa voltar ! Até pesca esportiva !
Mas a mentalidade TOSCA de esquerda tem que dar o pira ! Tchau ! Afetou até os rilotos Barrilbello e Zacarias ! Só enrolação e mediocridade !
. senhor administrador, queira deixar o meu cocômentário em paz já que o senhor Groo diz não ser ele que apaga os meus necessários escritos. Meus iniamigos, senhor Groo, Darth Gugu, Rubs Cascata me adoram ! A Manu gosta tanto de mim que me impede de entrar no bloguinho dela por achar não merecer tal sapiência formulaúnica em sua área de comentários !
Veja a que ponto chegam !
Câmbio Automático com Paddle Shift e desligo.



M.C.
Rubs disse…
Só pilotos com muito café no bule, ou sobrenome quatrocentão, vão conseguir superar as etapas. Um falso dilema: ou dinheiro vivo, ou tradição morta.
Não é provável que apareçam candidatos qualificados. O problema maior é que tampouco haverá cientistas, não haverá juízes e não haverá professores universitários. Imagine um sujeito que leva 11 anos, no mínimo, para ter uma titulação de PhD em física teórica. Será um recém doutor depois de investir esforço, tempo e dinheiro para subsistir e adquirir equipamentos e biblioteca relevante. Se ele for brilhante, pode conseguir uma bolsa Fulbright, ou algo semelhante. Como qualquer piloto de talento, vai morar no exterior.
Se for muito bom, sem ser gênio, qual a motivação terá para prestar um concurso cujo topo de carreira consiste em aposentar-se com o teto do INSS? Sendo muito bom, pode se dar melhor na iniciativa privada. Mas não se dedicará à ciência pura (não aplicada).
Quais serão os que ocuparão os cargos destinados ao ensino superior e à ciência? Aqueles que não são absorvidos pelo mercado, ou seja, os medíocres. Se um estudante de medicina tem somente professores medíocres, que tipo de médico será? E, a longo prazo, como um país de profissionais medíocres pode ser competitivo?
Medíocres do mundo, uni-vos! A vossa era é chegada.
Anônimo disse…
Esse MC viajou na maionese misturando política com esporte, além de descontar sua revolta pessoal aqui.O automobilismo nacional chegou a esse ponto por falta de investimento e de talentos que se destaquem entre seus pares, simples assim.
Ricardo Botto disse…
Não concordo na colocação de Rosberg na sua lista. Afinal ele bateu Schumacher e Hamilton. Os outros bateram quem?
joaoleopires disse…
Uma triste realidade, mas que é realidade!!
Belissimas palavras!
Anônimo disse…
Bom tarde.

A Era da Mediocridade teve o seu início há mais 50 anos quando os militares estavam fazendo o seu belo trabalho para que este país não se tornasse um imenso CUbão, lá, pelos lados do Araguaia - e nas cidades -, mas se esqueceram das universidades que estavam sob ataque da mentalidade esquerdista. Gramscianismo, marxismo cultural e polititicamente correto ( escola de Frankfurta) estavam já bem iniciados e lavando geral as mentes da rapeize. Todos os caras( de pau) que vemos hoje dominando a cena política eram alunos aplicadíssimos com direito a lavagem cerebral no início daqueles anos de ditamole. Nossas leis são frouxas hoje ? Qual a idade do Beiçola ? Liberdade e igualdade acima da ordem e justiça ? Voltem no tempo...
Quem as fez ? Constituição socialista 1988. Voltem no tempo... A Era da Mediocridade começou a ser bem alimentada por volta dos anos 1974, 1975. Sim, por Geisel. Luladrão disse que ele, o 'ditador', foi uma mãe ! Quantas estatais foram criadas ? Mãe das Estatais ! E o sindicalismo agradece ! 1982, início do fim do brilhantismo do individualismo, do mérito, da alta cultura. 1995, a Era Abaixo da Mediocridade têm o seu início. Psdbunda. Os mencheviques modernos ! Socialistas Fabianos no poder ! 2002. Baixo nível, e os camaradas companheiros bolcheviques, socialistas, felizes e assim chegamos ao nível mais baixo, raso, da Mediocridade que se alimenta ainda mais do cinismo e da hipocrisia, com muita mendacidade. Temos um Leãozinho pedófilo na mpb ! E daí ? Corrupção ! E daí, qual o problema ? Um presidente honesto ? Honestidade, só isso ? Tem que ter mais. Presidente tem que entender de economia, engenharia, ciências. Direito, medicina e psicologia, deve entender também. Ser Poliglota. Tudo pelo social ! ha... tempo e dinheiro, e põe dinheiro nisto, tiveram.
Ué, depois de um Príncipe fabiano( uuuuuhhh, Surboni), um Amigo socialista triplex( mui amigo, veio do povo ! Acabaria com a corrupção era o papo de caô dele) e um(a) poste feio(a) mal iluminado(a) e mandioqueira, cês querem mais ? Daqui onde estamos, com socialistas no poder, viraremos um CUbão. Perguntinha aos mais intelectuais do pedaço: qual um grande livro brasileiro - alta cultura - lançado nos últimos vinte anos, por favor ? Ficção. Obrigado pela ajuda.
'Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem...'
Mas dizem que, para um país se livrar de vez dos psicopatas e dos histéricos são necessários 50 anos ! Ponerologia.
Então, o sol está chegando ! Lá vem o sol !
Continua, seu administrador do blog !
Continua...
Anônimo disse…
... continuando, seu administrador do Blog ! Continuando...
. Anônimo... Anônimo... tô ficando cansado, senhor Groo. Muito cansado...
Anônimo ! Ou você é muito jovem ou tem um grande pobrema e quem tem um pobrema tem dois. Revolta pessoal. Ocê vive em que paraíso no Brasil, por favor ? Ou é muito egoísta e não olha para os lados ? Quero uma Mercedoca conversível E poder andar com ela sem o risco de levar uma navalhada na cara. E caso ande de onibus, consiga dormir nele lá pelas 10 da noite após trabalhar pacas mas a cidade é segura permitindo uma sonequinha com molejo do onibus. Já foi segura, sabia ? Ah, você tem carro blindado por isso está feliz, né ?
Política com esporte...
Vá ao Nazismo. Olimpíadas de Berlim. Guerra Fria, os homens sem pinto da Alemanha Oriental, URSS... . Ih, isso é demais procê, né ? Uma superseleção vem arrebentando em 1954 e perde para a Alemanha na final time este que tinha dado de goleada ! Ver principalmente o 2º tempo... Ah, Puskas, aaahhh, Hungria. Argentina campeã mundial de 1978. O 'caso' Glúglú, quer dizer, Peru. Tá saindo fumaça pelas zoieias, Anônimo ? 'N' casos, se procurar sobre interferência política nos esportes. Livros à beça procê se divertir, o último, 'Jogo Roubado' mas muitos exemplos dei no pénabola.
Mais um exemplinho, na nossa área. Minha cereja no bolo.
https://br.motorsport.com/f1/news/ecclestone-revela-fia-e-eu-queriamos-que-ferrari-vencesse-971807/
Leia e se admire. E, mui interessante, só os mais observadores notaram. Ultimo domingo, GP do Brasil. Será que o anônimo entenderá, senhor Groo ? Vou tentar. Mercedes B não ataca Ferrari A o GP inteirinho ! Mercedes A, após sair em último, pára na Ferrari B. Chato, não ?
E tem agora um delator argentinho nos EUA dedodurando contra várias tvs, inclusive a TV Blogo, coisas das Copas do Mundo !
'A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais...'
Iguais... tô fora ! Adoro um individualismozinho.


M.C.
Ron Groo disse…
MC... atefudê.
Anônimo disse…
M.C Sugiro que procure ajuda profissional senão você vai começar a procurar comunistas debaixo da sua cama ! Fica a dica !